Disciplinas Optativas 2017.2

06/07/2017 13:28

Para o próximo semestre, 2017/2, serão ofertadas as seguintes disciplinas optativas:

ART6019 – Tópicos de Artes Cênicas I (CORPO, IMPROVISAÇÃO E COMPOSIÇÃO EM DANÇA) –  Vera Torres

Segundas 18h30 

A disciplina Corpo, Improvisação e Composição em Dança visa propiciar experiências artísticas através da prática da dança, improvisação e montagem coreográfica. O programa inclui propostas voltadas à sensibilização e percepção do corpo em movimento e ao desenvolvimento da criatividade através de diferentes proposições e dinâmicas. Tem como meta, igualmente, a identificação e a execução de técnicas de dança moderna e práticas contemporâneas, assim como a realização de exercícios de improvisação de forma orientada. A disciplina oportunizará aos estudantes uma experiência de composição em dança.

ART6003 – TEATRO DE SOMBRAS – Sassá Moretti

Segundas 18h30 

Pesquisar o corpo humano e suas deformações poéticas no jogo com as sombras. Favorecer a descoberta das sombras como linguagem teatral, buscando suas possibilidades expressivas nos mais diversos tipos de telas para a projeção das silhuetas, além dos distintos materiais para confecção das mesmas. 

ART6020 – Tópicos de Artes Cênicas II – LABORATÓRIO DE STAND UP COMEDY – Fabio Salvatti

Segundas 18h30

“O quê? Uma disciplina de Stand Up na Universidade? Depois não sabem porque não levam o curso da Artes Cênicas a sério! Onde já se viu, ficar gastando dinheiro público pra ensinar esses alunos a fazer números de stand up comedy, pensar a respeito da história e estrutura deste gênero popular e polêmico, explorar uma área das Artes Cênicas tão pouco contemplada pela Academia. Agora vai dizer que o resultado da disciplina vai ser uma apresentação pública de um número de cada um dxs alunxs! Era só o que me faltava!”

ART6008 – LITERATURA INFANTO-JUVENIL – Dirce W. do Amarante

Segundas 13h30

Quando se trata de literatura, de cultura de um modo geral, os adultos têm reservas e preferem não expor os pequenos a temas que eles estão cansados de conhecer. Essa reserva no tocante à literatura talvez ocorra porque, para discutir um livro com as crianças, é preciso que o adulto o tenha lido primeiro, e ele não “pode” perder tempo com isso.  Ler também requer tempo, que as crianças atualmente não têm mais e que nós, adultos, não nos preocupamos em criá-los, porque não gostamos de ler, ou melhor, não aprendemos a gostar de ler e, por conta disso, a literatura não é vista por nós como elemento importante para a formação das crianças. A literatura é vista como um luxo.

*Também será ofertada a disciplina de ART6015 – YOGA I