Café com Dança: ciclo de palestras e debates

27/11/2017 17:08

Café com Dança: ciclo de palestras e debates

Ciclo 3: Dança e Articulações

DANÇA E DEFICIÊNCIA – DESTRAVANDO INDAGAÇÕES.

Palestra e debate comCarla Vendramin (UFRGS)

Com a presença de Ana Luiza Ciscato

Dia: 04 de dezembro

Horário: 14h30

Local: Sala Pitangueira, hall do segundo piso do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Dança inclusiva, dança integrada, dança com grupo de habilidades mistas, dança com pessoas especiais, com pessoas com deficiência. Este é um universo diverso que não é nomeado de forma única ou fixa, visto que, o próprio vocabulário está ligado a um processo que implica as relações sociais que estamos inseridos e, nele, a imagem e representação as quais pessoas com deficiência estão atreladas e as quais se pretende desafiar. O fazer em dança se desdobra com a multiplicidade dos corpos e revela questões específicas dentro da variabilidade dos contextos e das propostas. O processo de criação de um artista de nível profissional em dança, que pesquise a partir da sua própria experiência da deficiência, contém questões específicas sobre o desenvolvimento de seu trabalho. Um grupo misto de pessoas com e sem deficiência possuirá outras questões sobre sua prática que, ainda é oscilante, dependendo de estar atrelado a uma conjuntura comunitária, institucional, reabilitatória, ou se estiver imerso na cena da dança. Enquanto existem variações sobre o desenvolvimento da prática, metodologias usadas e processos de criação coreográfica em cada caso, no que se refere a participação de pessoas com deficiência na dança, as questões sociais, de acessibilidade e de representatividade são comuns a todos. A conversa no Café com Dança vai fomentar algumas destas indagações referentes a temática dança e deficiência.

Sobre as convidadas:

Carla Vendramin é professora no Curso de Licenciatura em Dança da ESEFID – UFRGS e é coordenadora do projeto Diversos Corpos Dançantes nesta instituição. É Mestre em coreografia pela Middlesex University, Londres, Reino Unido, 2008. Na Inglaterra, trabalhou em projetos educacionais da Cia de Dança Candoco, entre 2005 e 2010.

Ana Luiza Ciscato é pedagoga, professora de dança e coreógrafa. É formada em dança clássica pela Royal Academy of Dance de Londres (Brasil,1984) e pela metodologia cubana de dança clássica (Cuba, 1992); pós-graduada em Psicoballet em Cuba (1992). Desde 2014 coordena a Cia. de Dança Lápis de Seda (Florianópolis /SC).

Sobre o projeto:

O projeto Café com Dança foi imaginado como uma forma de oportunizar momentos de intercâmbio entre artistas, professores, pesquisadores, coreógrafos e estudantes da área artística e comunidade interessada na reflexão sobre dança na contemporaneidade. Teve início no ano de 2013 com o intuito de promover debates qualificados sobre questões relevantes e atuais envolvendo a dança em suas perspectivas pedagógica, histórica, sociopolítica e artística; assim como de contribuir para a formação de um público crítico e receptivo a questões relativas à dança e à arte contemporânea. Ao longo dos últimos anos, o Café com Dança vem promovendo ações na UFSC, tais como a organização de palestras, mesas de discussão, projeções de vídeo-dança, vídeo-documentários, conferências dançadas, vídeo-palestras e atividades afins.

O terceiro ciclo do projeto, intitulado Dança e Articulações, tem como objetivo buscar pontos de encontro entre dança e diversas artes e campos do conhecimento. Neste sentido, pretende apresentar diferentes movimentos, acadêmicos e artísticos, que coloquem a dança em interface com outras disciplinas, assim como produções realizadas em diferentes campos do saber fundadas no encontro com a dança. O projeto recebe pesquisadores e artistas que articulam dança com filosofia, história e artes cênicas, entre outras áreas.

Ficha Técnica:

Coordenação: Vera Torres – DEF/CDS