11/06/2018 17:43

O TRABALHO DO ATOR SOBRE SI MESMO SEGUNDO O “SISTEMA” DE STANISLÁVSKI

No dia 15 de junho, o Curso de Artes Cênicas da UFSC tem o prazer de receber a Prof(a) Dr(a) Michele Almeida Zaltron que proferirá a palestra “O trabalho do ator sobre si mesmo segundo o “sistema” de Stanislávski”.

Data: 15/06/2018 (sexta-feira)

Horário: 14h

Local: Sala de Projeções do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), 1° andar.

Michele Almeida Zaltron é professora e pesquisadora das áreas de atuação e direção teatral, Doutora em Artes Cênicas pelo PPGAC – UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – 2016), com Doutorado Sanduíche na Escola-estúdio do Teatro de Arte de Moscou – Moscow Art Theatre School (2014-2015) – Rússia. Mestre em Ciência da Arte pelo PPGCA – UFF (Universidade Federal Fluminense – 2011) e Bacharel em Artes Cênicas nas habilitações Interpretação Teatral (2003) e Direção Teatral (2002) pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria).

Konstantin Stanislávski (1863-1938), pedagogo, ator e encenador russo, buscou a organicidade na cena teatral tentando escapar dos modos de atuação vigentes em seu tempo que se apoiavam em clichês e normas estabelecidas. Opôs-se ao regime das “estrelas” instituídos no teatro da época, propondo uma ética profissional que exige do artista seu envolvimento integral com a criação. Desenvolveu, a partir da observação da vida, no que diz respeito ao homem em ação, um “sistema” para o ator e encenador. Os fundamentos deste “sistema” se reúnem em torno da prática da ação física e tal prática ainda hoje se faz presente em inúmeros processos teatrais que têm no ator seu elemento princeps do espetáculo. As discussões que a prática de Stanislávski levantou ainda hoje são pertinentes ao trabalho do ator e do encenador, pois dizem respeito à vivência orgânica em cena.