Esfinge

Projeto de extensão do curso de Artes Cênicas
Profa. Elisana De Carli
Aluno participante: Robson Esteves Daniel
Contato: esfingeprojeto@gmail.com
https://www.facebook.com/esfingeufsc

Em 2016, dando sequencia ao projeto Esfinge, pautados a partir do referencial de Giorgio Agamben sobre a percepção do contemporâneo, e de Raymond Williams sobre a tradição, a nova edição do projeto Esfinge amplia a proposição de estudo da tradição na arte, configurando-se a partir de convidados de diferentes áreas que abordarão o tema, abrindo espaço para debates, tendo como mote duas questões: o que é a tradição? Como esta permeia a arte?
Interessa-nos abrir espaço para a discussão e análise de como artistas, acadêmicos, espectador\leitor se relaciona com a ‘memória do sistema’, utilizando as palavras de Aguiar e Silva, tendo em vista o compartilhamento de um código e sua utilização. Tal proposição nos remete a conceitos da Antiguidade, como imitatio, contaminatio, aemulatio, bem como a configuração moderna da intertextualidade, considerando a perspectiva de Lauren Jenny, aponta-nos os espaços de diálogo com a tradição do fazer estético e sua recepção, construído pelo seguimento, pela ruptura, pela apropriação, pela negação, nos embates entre antigo e moderno, velho e novo, igual e diferente, que engendram a arte contemporânea.
Com este viés, o projeto destaca, neste ano que se celebra os quatrocentos anos da morte de Willian Shakespeare, a proposição de dois diretores sobre a obra deste autor canônico do teatro ocidental.

Encontros
Através de palestras proferidas por convidados de diferentes áreas do conhecimento artístico, seguidas de debates abertos, tendo como ponto de partida a presença ou não das referências tradicionais da área em questão. Estes eventos serão realizados em diferences centros de ensino do campus Trindade configurando a itinerância como um método de aproximação do curso de Artes Cênicas aos demais cursos da UFSC. As atividades serão realizadas mensalmente nos diferentes centros de ensino.
– Realização das palestras nas datas abaixo:
31/03/2016 – CCE Centro de Comunicação e Expressão
28/04/2016 – CFH Centro de Filosofia e Ciências Humanas
19/05/2016 – CCS Centro de Ciências da Saúde
23/06/2016 – BU Biblioteca Universitária
25/08/2016 – CTC Centro Tecnológico
22/09/2016 – CFM Centro de Ciências Físicas e Matemáticas
20/10/2016 – CDS Centro de Desportos
24/11/2016 – CCJ Centro de Ciências Jurídicas

Objetivos
– Debater a construção do conhecimento a partir da idéia de tradição;
– Fomentar o diálogo entre a tradição e a contemporaneidade;
– Convidar pensadores de diferentes áreas para analisar o tema;
– Estabelecer a itinerância do projeto, realizando suas sessões nos diferentes centros de ensino, fomentando o encontro de saberes;
– Aproximar e fomentar debates entre os diferentes centros da universidade;
– Oferecer um espaço de interação aos interessados pela temática, alunos do curso de Artes Cênicas, comunidade universitária e comunidade externa;
– Propagar as atividades do curso de Artes Cênicas para os demais cursos do campus Trindade, fomentando um diálogo maior sobre arte.

 Ano de 2015