Jornal Qorpus

Jornal QORPUS, projeto de extensão do Curso de Graduação em Artes Cênicas.

SÍTIO: http://qorpus.paginas.ufsc.br

“QORPUS”: ESPAÇO PARA CRÍTICA CULTURAL E DRAMATURGIA.

O curso de Artes Cênicas da UFSC, que tem por objetivo a formação de profissionais de teatro devotados às áreas técnica, teórica e prática, ainda carecia de um meio de divulgação que estimulasse seus alunos à prática de textos teóricos e ficcionais, os quais, elaborados por eles próprios, dariam suporte prático às aulas de Laboratório de Dramaturgia e Crítica Cultural.
Portanto, a criação de um jornal on line (atendendo aos apelos da campanha “universidade sem papel” da Universidade Federal de Santa Catarina), a ser escrito e diagramado majoritariamente pelos alunos de Artes Cênicas desta Instituição, virá preencher uma lacuna do curso, estimulando o exercício da escrita crítica e dramatúrgica. Além disso, o jornal estreitará o diálogo entre os alunos, propiciando-lhes o desenvolvimento criativo e reflexivo de temas comuns, na área prática, teórica e técnica.
O jornal, denominado “Qorpus”, numa homenagem ao dramaturgo brasileiro Qorpo-Santo (1829-1883), nascido no Sul do país e ainda pouco valorizado como um dos mestres da dramaturgia experimental, tem um conselho editorial composto de professores do curso de Artes Cênicas da UFSC e de outras Universidades nacionais e estrangeiras. O conselho editorial ficará responsável pela seleção de textos de autoria dos alunos, assim como fará sugestões para inclusão de matérias assinadas por colaboradores convidados.
O jornal tem a seguinte estrutura, cuja diagramação ficará sob a responsabilidade dos estudantes:
1) “Agenda Cultural”: a agenda cultural será modificada semanalmente e terá por objetivo informar sobre as datas e o conteúdo de espetáculos que irão acontecer na cidade e no Estado, assim como espetáculos de destaque que estejam acontecendo fora do circuito estadual. Um comitê de estudantes ficará responsável pela organização da “agenda cultural” durante pelo menos seis meses;
2) “Como é”: espaço destinado à crítica cultural, incluirá resenha de textos dramatúrgicos, crítica teatral de palco e resenhas de livros teóricos relevantes para o curso. “Como é” é o título de um monólogo romanesco-teatral do dramaturgo irlandês Samuel Beckett (1906 -1989) – essa referência a um “romance-peça” de Beckett, e não a uma de suas peças canônicas, reforça o caráter interdisciplinar do projeto deste jornal;
3) “… à procura de autor”: trará breves perfis de dramaturgos clássicos e contemporâneos, e eventuais entrevistas com profissionais dessa área que sejam de interesse do curso. O título dessa seção remete a “Seis personagens à procura de autor”, título de uma peça do italiano Luigi Pirandello (1867 -1936), onde os personagens procuram o texto ideal para poderem entrar em ação no palco;
4) “Teatro na praia”: publicação de textos criativos. O título alude à ópera “Einstein na Praia”, dos americanos Philippe Glass e Robert Wilson;
5) “Boca de Ouro”: sugestões e reivindicações dos alunos para a melhoria do curso, como lista de livros que deveriam constar da biblioteca da UFSC; melhoria nas instalações das salas e aquisição de material cênico; além de comentários sobre os artigos do jornal. “Boca de Ouro” é o título de uma peça do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues (1912 -1980).

O Jornal terá atualização bimensal, com exceção da agenda cultural, que será atualizada semanalmente.
Os textos para publicação deverão chegar ao endereço eletrônico da publicação – dwa@matrix.com.br – pelo menos vinte dias antes da data de lançamento de cada número do jornal.
O primeiro exemplar do jornal foi feito majoritariamente pelos professores do conselho e professores convidados, com o objetivo de servir de “modelo” para as demais edições, que terão uma contribuição maior dos alunos do curso de Artes Cênicas da UFSC.